[Resenha] Subconsciente

1 de março de 2016
Título do Livro: Subconsciente 
Autor (a): Camila Dornas
Editora: Literata
Número de Páginas: 380
Sinopse: Paris de 1922. O mundo se recuperava das consequências da Grande Guerra. Em uma geração regada e luxúria e boemia, o sonho de Olga Chevalier era ser a maior cantora que o mundo já viu. Suas ambições começam a mudar quando uma dançarina do famoso cabaré Moulin Rouge é assassinada, e o dom de Olga passa a leva-la até os sonhos e a mente do assassino. Amor, desejo e mistério se unem nessa trama alucinante... Em quem confiar? Em situações extremas, até seu próprio dom pode traí-la.


Minha opinião: Este é o segundo livro da autora que leio. Fiquei tão ansiosa quando vi essa sua nova obra, já esperando alguns detalhes marcantes da escrita dela. E ela não me decepcionou. Pelo contrário, me surpreendeu ainda mais que o primeiro.

Conhecemos a história de Olga, uma jovem que perdeu seu pai para Grande Guerra e, neste meio tempo, sua mãe desaparece, sem deixa pistas. Ela ficou com seu irmão mais novo e, como mal sabe o que fazer para conseguir dinheiro, eles acabam passando algumas noites na rua.

Sua vida muda depois de conseguir um emprego em um dos cabarés mais famosos da cidade Luz (Paris). Agora que trabalha no Moulin Rouge como cantora, sai das ruas e consegue enfim alugar um apartamento para morar com seu irmão.

Mesmo trabalhando lá, ela não é igual as outras meninas, está lá apenas  esperando a oportunidade certa para que um diretor a encontre e veja o talento dela, mas o dono do estabelecimento quer ir além. Em um dia que ele tenta avançar, ela acaba fugindo e encontrando um homem lindo. Vicent é um ex-comandante das batalhas da Guerra.

A aproximação entre os dois é enorme. Algo além do comum acaba envolvendo os olhares dos dois, mas ele tem seu lado sombrio, que acaba aflorando o lado mais romântico e sedutor de Olga. Mesmo com suas diferenças, eles terão que enfrentá-los para ter um possível romance.

Nossa protagonista descobre um assassinato e terá que investigar primeiro para ter as conclusões e levá-lo para a polícia. A morte de uma das dançarinas passou um tanto despercebida pelas autoridades. Essa busca não será nada fácil, mas ela contará com o auxílio de Vicent, que tem certa experiência no assunto.

Olga é uma daquelas protagonistas que nos comove, nos fascina por ser determinada e corajosa, ainda mais na época em que se passa a história. Ela não fica chorando pelos cantos esperando a pena dos outros, vai atrás do seu sonho e tem sua opinião extremamente forte.

O desenvolvimento da obra foi aos poucos, na medida certa, não deixando a leitura maçante, nem com aquela sensação de passagem/ momento rápidos demais.

A capa foi lindamente trabalhada, de acordo a obra. A Camila teve um amadurecimento na escrita maravilhoso, deixou aquele toque especial de si e evoluiu nas construções dos personagens e do enredo.

O trabalho da editora foi bom, fonte boa, mas poderia ser um pouco maior, nada que atrapalhe a leitura. De resto, indico aos leitores que gostem de um bom nacional.


2 comentários

  1. Oi, Mari!
    Amei essa premissa de à la Moulin Rouge feat assassinato.
    Não conhecia a autora, mas vou dar uma procurada nesse livro pois fiquei bem interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e gosto de personagens assim, que vão a luta e não ficam com mimi.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.