Minha Opinião: A Lista de Natal

1 de janeiro de 2013
 A Lista de Natal
Richard Paul Evans
Total de Páginas: 352
Editora: Geração Editorial

Sinopse
Não é todo dia que alguém lê o seu próprio obituário! Três semanas antes do Natal, James Kier, megaempresário egoísta e indiferente aos sentimentos dos outros, lê no jornal a seguinte notícia: MAGNATA DO RAMO IMOBILIÁRIO MORRE EM ACIDENTE DE CARRO. O incorporador imobiliário de Utah, James Kier, faleceu após seu carro colidir com um poste de concreto na rodovia I-80. Autoridades acreditam que Kier pode ter sofrido um ataque cardíaco antes de desviar para fora da estrada. Kier era presidente do Grupo Kier, uma das maiores empresas de incorporação imobiliária do Oeste. Ele era conhecido como um homem de negócios feroz e muitas vezes impiedoso. Ele disse uma vez: “Se você quer fazer amigos, entre para um grupo de bate-papo. Se quiser ganhar dinheiro, entre nos negócios. Só um tolo confunde os dois”. Kier deixa um filho, James Kier II, e sua esposa, Sara. Kier abaixou o jornal. Algum idiota vai perder o emprego por causa disso, pensou. Ele nem fazia ideia do que aquele artigo estava prestes a desencadear. A lista de Natal é uma bela e comovente história, que consegue ser emocionante sem cair na pieguice, falar de Deus sem cair na pregação religiosa, e transmitir mensagens de amor, esperança e redenção. Fazendo rir, chorar, odiar a humanidade e amá-la, esta obra singela e muito contemporânea nos convida sobre valores frequentemente deixados de lado, mas não de todo esquecidos, como lealdade, solidariedade, sacrifício – o verdadeiro sentido do Natal Qual o segredo do enorme sucesso dos livros de Richard Paul Evans? Apenas um: emoção. As histórias dele falam diretamente ao coração, estabelecendo uma comunicação direta com o leitor. 

Minha Opinião:
Li esse livro já tem quase um mês, mas sabe quando você lê um livro e mal consegue descreve o que senti, pois então isso aconteceu comigo nessa leitura.
Resolvi posta hoje essa minha opinião do livro porque o tema em si é o que a grande maioria das pessoas fazem diante de um novo ano que se inicia, analisando o que fez no ano que se foi e melhorando no ano seguinte, traçado metas e objetivos.
O livro nos conta a história de um Executivo do ramo imobiliário lê a manchete de um jornal, onde dizia que ele havia falecido, ele fica horrorizado quando começa a percebe o que as pessoas pensam e dizem sobre ele, amigos, empregados, pessoas que já sofreram em sua mão.
Mas ai que ele começa a olha pra trás e percebe o que fez para chega onde está, destruiu algumas famílias, humilhado infinitas pessoas e magoado aquela que sempre esteve ao lado dele e que o ama apesar de todo mal que ele fez.
Diante dessa reflexão ele pede para sua secretária faze uma lista com os dados de cada pessoa que ele causou algum mal. Ela faz uma lista somente com dez nomes que ele mais mal causou depois de verifica-la colocar uma meta para si próprio, de conseguir o perdão de todas até o natal.
Seria ideal se todos conseguissem assim como Kier modifica alguns detalhes do passado, ter o arrependimento que ele teve diante da noticia de sua morte, e tendo a visão de como todos em sua volta tem opiniões tão distintas, diversas muito ruins.
O livro em si não me surpreendeu, não é um assunto novo, mas me conquistou. Tem capítulos curtos que facilitam a leitura tornando-a mais rápida, indico a todos que querem uma leitura com toque de fim de ano e natal.

27 comentários

  1. Oi flor!
    Mesmo com um tema batido, eu curti a proposta! Mas confesso que foi o autor que mais me chamou a atenção! Eu simplesmente AMEI A Promessa, então agora quero ler tudo que puder dele!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bom o livro. Eu juro que fiquei assustada pensei que você ia fazer uma lista de natal sua. KKK
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu acho que seria ruim pra mim ler esse livro. pois capitulos mt curtos tiram meus maravilhosos detalhes (sou mega detalhista) e isso me irrita

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro.
    Ele tem cara de auto-ajuda, mais a lição de moral é super bem vinda, ai se todos mundo resolve voltar atras!!! O mundo seria beeem melhor

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha mas não sei se é o meu estilo de livro :/

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, não conhecia o livro e me pareceu ser muito bom. Acho lindas histórias com esse assunto, mas tem que saber cativar, e esse livro parece que passa essa sensação.

    Obrigada pelo carinho, BEIJOS! :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Nem sabia da existência deste livro e que me pareceu ótimo mesmo, deve ser bem forte e tocante mesmo.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que lindo!
    Não conhecia!
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos e Feliz 2013
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não tinha ouvido falar do livro antes, mas depois da sua resenha me interessei!
    Quem sabe no Natal que vem eu dê uma chance em meio às festividades?
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Até que parece legal, principalmente pra mim que nunca leu nada parecido :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, gosto muito dessa época de final de ano, natal, é bom pra gente refletir. Mas seria tudo mais legal se nós também tivéssemos uma segunda chance assim, de nos redimirmos com quem magoamos durante o ano, né? rs
    Ainda não li nenhum livro com essa temática e acho que "A Lista de Natal" também mexeria comigo.
    Espero ter oportunidade de ler! Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa, hahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Eu achei um livro bem interessante..bjs

    ResponderExcluir
  13. Mari,
    Não acho que é o meu estilo de livro predileto, mas a história em si é bem diferente e chama atenção.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari, tudo bem?
    Ta aí uma atitude que de fato muda alguma coisa nisso de ter um ano novo, repensar o que fez de errado, consertar o que dá para consertar...
    A proposta do livro é bem interessante, gostei bastante. Não parece o tipo de livro que geralmente leio, mas a proposta me atraiu bastante...

    Beijão
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,amiga!
    Eu não conhecia o livro. Mas gostei demais da proposta. Adoro livros que me façam refletir de alguma maneira, ainda que o tema seja clichê.
    Gostei da resenha e quem sabe um dia eu consiga lê-lo.
    Bjs!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor! Eu não conhecia este livro, o autor sim, mas esta obra nunca tinha escutado falar. Gostei da proposta, mesmo não sendo um tema inovador, acho que vale a pena conferir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Richard é muito foda... A Série Caminhos e o livro A Promessa são as coisas mais perfeitas do mundo, fiquei curiosa quanto a esse livro.
    Ok, confesso. Ja comprei ele aqui, haha.

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei a história. Devo confessar que nunca tinha ouvido falar, mas parece ser muito tocante mesmo!
    Vou procurar sobre ele.

    Também estou seguindo aqui :)

    Beijos,
    Gabriela - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha Mari! Achei o livro deveras interessante e com uma lição de moral bem bacana. Feliz 2013 querida! Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia do que se tratava. Apesar de você dizer que ele não tem nada de mais, nada de novo, acho que seria uma ótima pedida pra dar de presente para aquelas pessoas rancorosas e de mal com a vida, hahaha. Sério, adorei o tema do livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oie mari
    Não conhecia o livro, mas o assunto que aborda é muito interessante. Seria muito bom se as pessoas pudessem rever seus conceitos, e ver que estão causando mal para outras pessoas, e pudesse voltar atrás e desfazer tudo..vou deixar anotadinho aqui a dica.
    bjos e feliz 2013

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu nem sabia que esse livro existia. Pela capa, eu não leria, mas ao ver sua resenha e conhecer mais da história, achei super interessante. Deve ser uma leitura daquelas que passa um pouco de conhecimento, ou transmite uma mensagem que estamos precisando... Gostei!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Não conheço nada do autor
    Mas esse livro parece ser interessante
    Estou seguindo

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Mari,

    Não conhecia o livro e pela sua resenha parece interessante....boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Ei tbm nao conhecia o livro, parece ser bom, mas o tema não me chama atenção.
    Gostei dessa capa!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  26. Adorei o blog!
    Parabens!
    Beijos
    www.rhteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Não sei se eu considero algo batido, quer dizer por mais que muitas coisas sejam clichê, a forma como cada autor escreve é sempre única. Ótima Resenha.
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.