[Resenha] O Segredo do tempo

13 de janeiro de 2016
Título do Livro: O Segredo do tempo
Autor (a): Sandra Pina
Editora: Biruta
Número de Páginas: 104
Onde comprar: Amazon | Submarino | Saraiva | Americanas

Sinopse: "- Que escuro, hein?- Cadê a lanterna?- Tá aqui.- Então liga, nê?!”
Eu só não consegui entender ainda onde é que a gente está. Que lugar é esse? Como é que a gente chegou até aqui? E de onde apareceu aquele barco... ? Caramba! É muita coisa ao mesmo tempo..., e agora?"Quem faz essa pergunta é a personagem que conta essa história que tem outra história dentro dela e pode até ter mais outra. Esse é o mistério. O que é real ou fantasia? A viagem de férias de Teca ao sítio da família com o irmão e os primos ou o que eles acabam descobrindo sozinhos dentro de uma caverna atrás das bananeiras e que ninguém conhecia?Por curiosidade que é coisa de gente interessada em "descobertas", eles serão os heróis dessa aventura que provoca medo e atração porque é uma viagem ao desconhecido.É um livro que pega o leitor desde o início e, com bastante motivação, aproxima prazer e conhecimento dando informações históricas da época da escravidão numa narrativa que traz o passado para o presente.


Resenha: Este é mais um livro da Biruta que acabo me encantando com a leveza da história e com aquele toque de imaginação, que ocorre em um dia chuvoso de férias. Foi essa a sensação que vivenciei durante a leitura desse livro.

Conhecemos Teca, uma menina que acaba de receber o boletim e a informação que está aprovada, sem precisar ficar para recuperação. Agora é só curtir as férias em um sítio no interior, junto de seus primos e do irmão mais novo, o melhor programa das férias.

Finalmente chega o dia tão esperado e sonhado para a viagem até o sítio. A animação é tanta que ela checa todos os itens da mala, mesmo sabendo e relembrando que sua mãe fará isso.

Chegando no sítio, ela encontra tudo no mesmo jeitinho de sempre: lanches deliciosos  da dona Nenê, diversão na piscina, pingue pongue, entre outras atividades para distração e aproveitamento das férias.

Depois de brincar muito na piscina, Teca decide descansar em uma das cadeiras próximas, quando percebe que atrás da piscina e da uma saída de água existe algo que não tinha em outras visitas. Depois ela comenta com sua prima Bia, que também ainda não tinha notado nada lá, e decidem investigar mais de perto o que existe nessa parte um tanto nova para eles.

Elas planejam como vão conseguir chega até esse local. Já sabem que vão precisar de lanterna, pois lá parece ter uma caverna. É a partir daqui que o mistério surge. Como aquilo fora aparecer ali? Como eles ainda não tinham notado o que teria depois da piscina?

Dessa forma a autora escreve, fechando a história com uma bela condução e dinâmica, que nos transporta para dentro da história de fato. Me senti ali, com eles, descobrindo um pouco mais do que existia, e o que teve lá, sem contar na sensação de tudo ser um sonho que fiquei.

Um livro leve, ideal para aquelas épocas de pausas depois de uma leitura mais complexa e pesada, para aquela tarde chuvosa em um dia de férias ou em um final de semana.

Indico a todos a leitura, um convite para a leveza e distração e imaginação.

O trabalho da editora como sempre um capricho, diagramação ótima para leitura, ilustrações enigmáticas e capa simples e bonita ao mesmo tempo. 

11 comentários

  1. Adora leituras de aguçam a imaginação, e essa pelo que você descreveu é bem assim, não gostei muito da capa, mas essa toque de mistério e aventura é muito interessante, vou anota-lo aqui para ler justamente como você indicou, em uma pausa de leituras mais densas.

    Beijos, Emy
    www.blogpsicoses.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser muito gostoso de ler. Fiquei bem interessada em saber o que as meninas encontram lá depois da piscina..

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não conhecia o livro e gosto bastante de histórias simples, que nos levam para outro mundo, aflorando a nossa imaginação.
    Vou colocar na minha lista
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  4. Bem legal sua resenha heim?
    A capa não me atraiu em nada confesso, mas a história parece interessante, quem sabe eu não coloque na minha lista e leia ele e quem sabe concorde com você?

    Beijos
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  5. Ooi! A capa é um pouco confusa, mas não deixa de ser bonita. Gostei da resenha e de como falou sobre o livro, fluiu muito bem :) eu gosto de ter a sensação de leveza depois de ler um livro intenso, gosto de ler livros leves e com aquela pegada de "livro para uma tarde de férias", sabe?
    Parabéns pela resenha! Bjs :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari.

    Gosto de ler livros leves, pois a leitura flui tranquilamente. Principalmente como você citou após uma leitura pesada. Achei a história interessante e vou adicionar ele na lista de desejados.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Achei a capa enigmática e a história parece ser leve e bonita! Vou incluir na lista de leituras, para uma tarde livre, sala de espera ou ressaca literária. Adorei a dica!
    Abraço!

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    a editora é uma graça e sempre tem lindas edições, adorei a a resenha e a leitura me deioxu mega curiosa, vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma aventura muito leve e divertida. Como estou precisando de leituras mais relaxantes, estou pensando em aceitar a sua dica. Até porque tenho sobrinhas que também gostarão dessa leitura, então compro o livro para elas e depois leio também. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    O livro deve ser muito legal, fiquei curiosa para ler, a leitura deve ser bem rápida mesmo, um livro para ser lido em uma tarde!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!
    A leitura deve ser bem leve e relaxante mesmo. Gostei da premissa, apesar de quase não estar lendo livros parecidos ultimamente. As edições da Editora Biruta são umas belezinhas mesmo, sempre um charme a parte.
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.