Minha Opinião: Para continuar

26 de outubro de 2015
Para continuar
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito – Novas Páginas 
Número de Páginas: 224
Sinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.
Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.
A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.
O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.
Minha Opinião:
Este foi o primeiro livro do Felipe Colbert que li, e não olhei resenhas ou comentários sobre ele, quis ler e ser surpreendida.

Conhecemos a história de Leonardo, um jovem de 20 anos, estudante de Design Gráfico no centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ele foi diagnosticado com cardiomiopatia dilatada idiopática, um problema no coração com o qual ele deverá conviver durante toda sua vida,  deixando ela um tanto diferente da maioria dos jovens de sua idade, não podendo praticar esportes, por exemplo.

Seus pais são superprotetores. Por ser filho único, todas as atenções se voltam para ele, ainda mais agora com a notícia da doença.

A única liberdade que Léo conseguiu foi ir para a universidade sozinho e de transporte público. Como a maioria da população utiliza o metrô, em um belo dia de idas e vindas ele conhece alguém que chama sua atenção. Ela é uma japonesa que, inclusive, será dona de seus pensamentos.

Enquanto isso, a jovem em questão, Ayako, está com fones de ouvido, e sempre baixa os olhos quando encontra o olhar do rapaz. No final das contas, ele também chamou sua atenção, e sua timidez a deixa sem graça pela situação.

Sem ao menos se conhecerem, ele pergunta o que ela está ouvindo, ao passo de que Ayako simplesmente coloca o fone no ouvido dele, deixando-o encantado de vez. Como um sonho, ela tem que descer na próxima estação e Leonardo fica sem saber sequer seu nome. Só sabe que ela desceu na estação Liberdade, bairro que é o maior reduto da comunidade japonesa.

O encontro inesperado foi tão grande que Léo acaba fazendo um desenho de Ayako e, diante de sua curiosidade, acaba descobrindo onde a jovem trabalha, uma linda loja de luminárias. Um dia ele aparece por lá e a jovem fica um tanto confusa com a presença do rapaz. Ela vive com seu avô e um rapaz japonês, de quem cuida, após a morte de sua família.

A jovem é guardiã de um porão repleto de luminárias, que são um segredo. Somente ela e seu avô sabem de sua existência. A cada iluminaria, um elo entre duas vidas. Ela é responsável por mantê-las acesas.

Mistério é a palavra sobre essas luminárias. Léo e Ayako terão problemas a enfrentar. O amor será forte e um ótimo aliado, mesmo assim terão lágrimas e tristeza.

Um livro que me surpreendeu. Gostei da leitura, que foi um tanto leve e misteriosa. A carga emocional foi um pouco mais elevada, mas nada de muito forte. A história me pareceu com aqueles filmes da seção da tarde, que nos traz uma linda mensagem de reflexão.

Esta foi a primeira experiência com a escrita de Colbert, e já comecei com o pé direito. Gostei da obra e indico a todos os leitores fãs de nacionais, ou aqueles que querem uma história mais tranquila.

Trabalho gráfico lindo. Capa de acordo com a história, com diagramação boa para a leitura. Cada capítulo tem uma linda luminária, detalhe que amei.

30 comentários

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Ainda não li nada do autor, mas li algumas resenhas positivas em relação a esse livro. A história das lanternas é algo que me deixa bem curiosa e a leitura parece ser bem leve. Se tiver oportunidade com certeza quero ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olha tenho lido ótimos comentários sobre esse livro do Felipe
    e estou bastante curiosa para fazer a leitura. Ainda não li por falta de tempo, mas logo logo
    estarei fazendo isso, porque gosto muito de romance e mistério e essa estória definitivamente tem me chamado bastante atenção. Adorei seu ponto de vista sobre o livro. Os personagens devem ser muito envolventes e a estória nem se fala. Espero gostar da leitura =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nas-proximidades-do-amor.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari,
    Adorei sua resenha. Já li várias desse livro; mas não me recordo de nenhuma falando sobre o Leo. Que sua família é controladora. Acho que gostei de saber disso. Tenho o livro Belleville do mesmo autor, mas tenho um pé atrás com a leitura. Acho que devo começar por esse; já que você começou com o pé direito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah!!! Eu acho a capa desse livro incrível, mas vou confessar que não me chamou muita atenção justamente por ter dito que lembra Sessão de Tarde... rsrs... eu sempre durmo vendo os filmes da tarde. Então, não sei se leria, mas a dica está anotada, vai quê, né?

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari.
    Fico feliz em saber que o livro funcionou para você. Para mim foi digamos que mediano. A história das luminárias chamou bastante atenção mas não me emocionou tanto o livro no geral. EU esperava um pouco mais de drama, sabe? Mas gostei muito da escrita do felipe, e assim como você, essa foi minha primeira leitura dele. Quero conferir outras obras logo.
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vi o autor na bienal e fiquei na dúvida se comprava ou não, agora querendo me matar por não ter comprado rsrs.
    Ainda não li nenhum livro onde tenha uma chinesa e fiquei bem curiosa. Gosto de livros estilo sessão da tarde. Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Gente, eu amo essa capa haha e quero muuito ler o livro pois só ouço elogios sobre a leitura, espero gostar bastante e sua resenha me deixou ainda mais curiosa, que bom que curtiu também a escrita do autor

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li bem por cima sua resenha poque estou com esse livro na minha lista, já li varias resenhas e já estou com medo de ter lido o livro sem realmente o ler.
    Pelo que pude perceber você gostou bastante da história, espero gostar também.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei o enredo do livro, o garoto com a doença.. Ele se apaixonar por uma japonesa, que "esconde"mistérios, Meu Deus, já quero. Amo livros assim, que faz nos refletir, e nos ver com outros olhos.
    Beijos e Parabéns pela resenha.
    Dica anotada.

    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari! O trabalho feito nesta obra é mesmo muito lindo e espero ler mais livros do Felipe em breve. Não amaei tanto o livro, mas a história é super fofa

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante a história. Com certeza se pegasse na mão teria grande chance de levá-lo para casa. Porém é a primeira vez que vejo ele.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Hmm. ..fiqueI curiosa para ler. Adorei a resenha;) 5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Esse livro é lindo mesmo!! Já li várias resenhas dele, uma mais positiva que a outra. Claro que ele está na minha lista. Tive o prazer de cumprimentá-lo na Bienal do Rio e ele foi um amor! Ele merece todo o sucesso do mundo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mari
    Eu ainda não li, mas fico feliz que o livro te surpreendeu. Estou vendo que nem todos estão gostando desse livro, talvez seja pela temática simples. Eu ainda pretendo ler um dia, quem sabe. Mas gostei de saber afinal que o livro vale a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Mari.
    Eu adorei esse livro. Já conhecia a escrita do autor, mas de um livro policial, por isso me surpreendi mais ainda. Eu achei a história linda, a parte das luminárias, é fantástica e choquei no final, sorte que não era o que eu tinha pensado hehe. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Ola Mari confesso que a premissa do livro não me chamou muito atenção, faltou algo para se destacar, dessa vez vou deixar passar a dica. O que achei interessante é o livro ter o cenário aqui no bairro da liberdade. Bairro que adoro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari, eu li o livro recentemente e também me surpreendi positivamente com a escrita do Felipe, eu amei a história e a trama, é de arrancar suspiros do leitor (pelo menos de mim haha) eu amei o livro e sempre que posso estou indicando ele :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Conheci o autor da bienal do ano passado aqui em SP e ele foi de uma simpatia só com os leitores!!! Adorei sua resenha e já quero ler o livro. Comprei tem pouco tempo e ainda está na estante.
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Já li algumas resenhas desse livro e só ouço ótimas opiniões. Já anotei ele na minha lista de leitura e em breve pretendo saber mais sobre é me emocionar também.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ooiee ^^
    Ainda não sei se lerei esse livro *-* tenho um pouquinho de curiosidade de conhecer, mas a história não me fisga totalmente, sabe?! Li um livro do autor antes e gostei, mas como era em parceria com outra autora, não sei se gosto da escrita dele ou da dela *-* Vou tentar ler "Para continuar", quem sabe...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari!
    Tudo bem?
    Eu já li esse livro e não gostei totalmente. A história é boa, delicada, mas os personagens não me conquistaram...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nd dele, mas dsd q vi essa capa, me apaixonei. E agora estou mais curiosa ainda.
    ;D

    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. A capa desse livro é linda demais, nunca li nd dele. Mas esse tá na lista...
    ;D

    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii! Nossa, que diferente! Fiquei encantada com esse mistério em torno das luminárias, o que vai acontecer? Vão se apaixonar? Não conhecia esse livro do autor e fiquei louca para ler, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiii!

    Eu não li esse livro, mas eu conheci o autor na Bienal e ele foi um amor <3

    Acho que o enredo dele é bem interessante e gostei muito das lanternas :)
    A sua resenha está ótima e eu fiquei bem mais curiosa com o livro!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas resenhas positivas a respeito desse livro. Eu nunca li nada do autor e por isso não sei como é a a escrita dele. Mas acredito que iria gostar do livro tanto quanto você e eu quero muito saber qual vai ser o final desse casal rsrs

    ResponderExcluir
  27. Oiii,

    Tenho esse livro e confesso que sou apaixonada pela capa. Amo coisas japonesas, chinesas etc...hahha. E confesso que estou bem ansiosa para iniciar a leitura. Tenho o outro livro do Colbert, mas ainda não li. Parabéns pela resenha, contou tudo e não contou nada ao mesmo tempo..hahaha

    Priscila
    http://resenhandobma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ooi,
    Já li muitas resenhas com opiniões divergentes sobre esse livro então acho que vou ter que ler logo e descobrir por mim mesma o que acho dele kk
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  29. Oi Mari, sua linda, tudo bem
    Saudades de vir aqui também!!!!! Já li algumas resenhas sobre esse livro e vou dizer que estou em dúvida. Mas achei o seu texto tão lindo, você passou uma delicadeza que acredito que o casal e a história dessas luminárias tenham, assim fica difícil resistir. Estou curiosa para desvendar esse mistério e torcendo pelo casal.Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu me tornei uma fã incondicional de Felipe Colbert. Todos os livros dele eu quero ser. Com esse não seria diferente.
    Estou tão ansiosa para ler esse livro e sei que será mais uma maravilhosa história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.