Minha Opinião: Quando o vento sumiu

9 de agosto de 2015
Quando o vento sumiu
Autora: Graciela Mayrink
Editora:  L&PM Editores
Número de Páginas: 264

Sinopse: Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele.
No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer? Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo?
Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.
E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?


Minha Opinião: 
Já conhecia o trabalho da autora, mas quando recebi o e-mail da editora e li a sinopse, não tive dúvida: precisava conhecer de perto essa história. Quando o vento sumiu é algo diferente de tudo que li, com um toque especial por se tratar da importância da amizade.

Encontramos, aqui, a história de Suzan, Renato e Mateus, três amigos inseparáveis que se conhecem desde o tempo do colégio. Hoje, já cursando a faculdade, vão a festas e se divertem juntos com a turma nova, cada um com seus problemas e dúvidas.

Mas Suzan sente algo mais forte por Renato, que esconde há anos. Sua mãe incentiva a filha a ter um relacionamento com o filho de um conhecido e rico engenheiro da cidade, mas a jovem fica com receio de se declarar e acaba perdendo a amizade dele, não acreditando que poderá ser correspondida, ela sempre só teve olhos para o jovem.

Renato é um jovem tranquilo, só pensa em surfar e se divertir. Trabalho é a última coisa que vem em seus planos, mesmo com a insistência de seu pai em levá-lo para trabalhar na construtora da família. Dizendo que um dia tudo será dele, o rapaz sempre consegue dobrar o pai e a ida para a empresa sempre é adiada.

Mateus é um rapaz estudioso, que sempre tenta aconselhar Renato a trabalhar com pai. Os dois fazem faculdade de Engenharia, mas ainda sem conseguir estágio na área, ajuda sua mãe na lanchonete da universidade. Seu pai está preso, depois de um desvio de dinheiro de uma seguradora. Até hoje o pobre rapaz sofre com isso, ainda não consegue perdoá-lo.

Há algo de diferente neste livro. Mesmo diante de um amor entre amigos que parece tão comum em muitas histórias, temos algo inovador. Não pensem em um possível triângulo amoroso, mas sim a possibilidade de um amor conquistado aos poucos, curando uma dor causada por ele, mas mantendo a base da amizade.

O jeito que a autora escreveu a história ficou tão empolgante que era difícil largar o livro, pois a cada decisão de um dos personagens, o rumo da trama de certa forma, mudava. A consequência de cada uma aparecia logo após algumas páginas e/ou palavras.

O final o leitor poderá escolher. Eu fiquei dividida, mas você terá que ler para entender. É algo surpreendente e foi o ponto mais positivo do livro, diante de tantos outros encontrados na obra.

Mais uma vez me apaixonei pela história que a talentosa Graciela Mayrink escreveu e acredito que será um grande sucesso entre os leitores.

Indico aqueles que gostem de algo novo, que querem se surpreender.



9 comentários

  1. Oie
    Fiquei curiosa agora para saber este final que eu posso escolher. Achei muito fofa essa capa e a premissa me agrada muito. Quero ler este livro.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quando eu vi que a autora iria lançar essa obra eu não fiquei curiosa para ler, pois achei que era só mais um clichê para ficar na estante pegando pó. Lendo a sinopse a obra até que me atraiu, mas estou procurando uma obra policial para ler no momento.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Parece ser bem interessante, lendo a sua resenha fiquei curiosa quando ao que vc disse, que podemos escolher o final. A autora escreveu dos finais e podemos depois de lê-los escolher o que nos agradar mais? Ela deixou para nossa imaginação?
    Fiquei de fato curiosa. XD
    Eu não conheço nada da autora, fiquei tentada para conhecer a escrita dela. :D

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha. O gênero não é muito dos meus favoritos, mas pela sua resenha nasceu uma curiosidade dentro de mim e tem outra, eu adorei essa capa. Adorei a resenha, continue assim ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal saber que o leitor pode escolher o final! \o/ Gostei da premissa do livro também e a capa é linda!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem??
    Bom pela capa do livro eu não me interessaria pela história... sou chata com capas... e essa amarelada me deu dor na vista rs... mas o enredo que você apresentou ficou bem legal... eu gostei muito... eu gosto de laços de amizades que passam pelo tempo e permanecem.. quando um amor acontece então nem se fala... porque a escolha é mais sincera e mais bonita de sentir... gostei mesmo... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro da Graciela no Facebook, porém eu nunca tinha lido uma resenha antes, e adorei tudo o que você disse! Tenho certeza de que a historia é maravilhosa e estou super curiosa em relação ao final.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,

    Adorei sua resenha e como gosto de novidades como o leitor escolher o final da trama, achei no mínimo inusitado, quero conferir. Aliado a isso, ainda tem a escrita da autora que dever bem bacana. Bom, anotei a dica, quero conhecer Renato, Matheus e Suzan e ver o que eles tem para mim.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii ! Tudo bem?
    Já vi algumas resenhas desse livro. Acho essa história encantadora e o livro já ta na minha lista !
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.