Minha Opinião: Mistérios dos anos 30

20 de julho de 2015
Mistérios dos anos 30
Autora: Agatha Christie
Editora:  L&PM
Número de Páginas: 544

Sinopse: Agatha Christie recebeu o título de Rainha do Crime graças às suas histórias policiais e livros de suspense altamente imaginativos, escritos entre as décadas de 20 e 70. Conhecida como a criadora de Hercule Poirot e Miss Marple, escreveu também romances de mistério com protagonistas variados. Investigadores amadores, detetives profissionais, jovens aventureiros e espectadores ingênuos se deparam com acontecimentos inesperados e acabam solucionando situações enigmáticas. Tais romances são apresentados em ordem cronológica nesta coleção e, lidos individualmente ou em conjunto, abrem uma janela fascinante para cinco décadas de um mundo em mudança, mas sempre assolado por crimes e mistérios.
O mistério Sittaford
Durante uma sessão espírita em uma mansão isolada, um grupo de vizinhos é surpreendido por uma previsão funesta.

Por que não pediram a Evans?
Após testemunhar uma morte suspeita, Bobby Jones se une a uma grande amiga para desvendar o eletrizante mistério por trás dessa pergunta.

É fácil matar
Quando uma senhora morre misteriosamente ao tentar denunciar um serial killer, o policial aposentado Luke Fitzwilliam decide investigar o aparentemente pacato vilarejo onde ela vivia.


Minha Opinião:

Sempre fui fã de Agatha Christie. A maioria dos livros que tenho dela são justamente da editora L&PM, edições de bolso que me fizeram companhia por algumas viagens pessoais e literárias que fazia durante o breve momento em que estava lendo.

Aqui encontramos três histórias dos anos 30, um melhor que o outro. Ainda não consigo dizer qual foi o mistério que me marcou mais, pois sempre sou surpreendida pela escrita dessa autora. Não me canso de repetir e indicá-la: sou fã de carteirinha, e isso não é uma novidade diante de tantos elogios que já fiz.

As histórias encontradas nessa edição são: O Mistério Sittaford, Por que não pediram a Evans e É fácil matar. Vou fazer um breve resumo de cada um, mas sem spoiler, pois o melhor é o mistério a cada nova página lida.

O Mistério Sittaford foi aquele me ganhou logo de cara, tamanha foi a maestria com que Agatha escreveu a obra. A história se passa em um vilarejo, na casa das Willet, onde, depois de realizar “Mesa – girante”, descobrem que o dono da casa, o rico capitão Trevelyan, está morto. Agora se inicia uma investigação junto com a polícia para saber quem é o culpado, mas todos que estavam participando da Mesa já estão fora da lista de possíveis suspeitos, pois no momento da morte, todos estavam juntos. 
Mistério intrigante. Me deixou curiosa pelo desfecho final. Mal dormi, querendo descobrir o verdadeiro culpado.

Por que não pediram a Evans - aqui encontramos a história de Bobby e Landy, após ele errar uma tacada de golfe e perder a bolinha, acaba encontrando um homem, já nos minutos finais, que só consegue deixar a seguinte mensagem: “Por que não pediram a Evans?”. É aí que o mistério se inicia e a polícia abre um inquérito para descobrir a morte desse homem e a relação com o que ele mencionou em seus últimos instantes de vida. A solução desse mistério é diferente do que encontramos em outras obras de Agatha, mas eu gostei, achei um tanto inusitada por sinal.

É fácil matar - conhecemos Luke, um policial aposentando que conhece uma simpática velhinha quando está viajando para Inglaterra com a intenção de descansar, mas acaba ficando com a pulga atrás da orelha depois de ouvir dela sobre um misterioso assassinato. Logo de cara ele não dá a devida atenção, imaginando ser somente mais uma história de viagem, mas depois que descobre que a senhora foi atropelada antes de chegar a polícia, ele fica desconfiado e começa uma investigação. Aqui entendemos a linha de raciocínio desse policial, detalhes e suspeitas, um verdadeiro fechamento com chave de ouro.

Adorei essa edição, a capa simples e bonita, folhas brancas e diagramação boa para leitura. Não encontrei erros de revisão e a simplicidade me encantou, de certa forma.
Indico a todos que querem mistérios dos bons, daqueles que não conseguimos largar o livro até o fim, para aqueles estejam procurando algo que façam viajar para dentro da história e claro para os fãs de Agatha Christie.



13 comentários

  1. sou louca por Agatha, tenho vários livros dela aqui, mas infelizmente nenhum deles é da LPM. TT_TT
    Tô louca pra comprar as edições dos livros dela que ainda não tenho que foram lançados pela editora... Mistérios dos anos 30 é um deles <3

    ResponderExcluir
  2. Menina eu tenho muito interesse de ler os livros investigativos da autora.
    Mas até hoje eu ainda não tive a oportunidade. Eu não tenho nada dela na minha estante, mas
    pode ter certeza que logo logo vou ver se compro esses pockets para ler, pelo menos um, porque eu preciso conhecer sua escrita. Dizem que é maravilhosa. E pelo que vi na sua resenha, me parece ser uma história muito envolvente. EU adoro. Mas com tantos livros que tenho para ler eu sempre acabo deixando de lado e ai já viu né? Mas mesmo assim gostei de tudo que você desenvolveu. Não conhecia esse livro da autora. É a primeira vez que leio a resenha dele. E ficou ótima viu? Esse mistério me deixou curiosa =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-flora-hen.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari! Com certeza vou atrás desse livro! Amo Agatha Christie, apesar de ter lido poucas de suas obras. Sempre fico curiosa quanto a suas outras histórias. Dessas três, ainda não li nenhuma, mas sei que todas irão me surpreender. Adorei a edição! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari,

    Ainda não li nada da autora, mas tenho um box aqui aguardando, também gostei demais dessa capa, ótima dica....bjs.

    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa noite!

    Faz um bom tempo que estou curiosa sobre as obras dessa autora e determinada a resolver a situação de nunca ter lido nada dela. Sua resenha só aguçou ainda mais a minha curiosidade e o desejo de conhecer a escrita dela, definitivamente, preciso! Gostei dessa edição que você apresentou.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Também sou fã dela, hoje, todos os livros que tenho dela são da L&PM. Esse, ainda não li, mas este ano, estou comprando aos poucos a obra completa dela :D

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, eu já não curto tanto livros de contos, mas devo confessar que fiquei bem instigada com esse, porque é da Aghata né... e essa mulher é uma excelente escritora, digo isso pelas resenhas que costumo ler, porque até então ainda não li nada dela, o que é uma vergonha para uma amante de mistério e suspense como eu. Xero!

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Agatha, mas todos falam maravilhas da sua escrita! Eu estou com O Caso dos dez negrinhos aqui e todos falam muito bem do livro, mal posso esperar para o ler.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Acredita que nunca li nada da autora, não por falta de interesse. Sempre leio coisas ótimas de seus livros, tenho até um dela, mas ainda não li. Adorei a sua resenha e o livro me interessou, vou procurar.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona eu amo os livro da Agatha tem uma escrita tão instigante e inteligente que não é a toa que até hoje envolve leitores e sua legião de fãs. Li muitos livros dela, esse não me lembro dos detalhes . Mas gostei muito da premissa. Tenho alguns em casa e vou verificar se tenho esse para ler, ótima resenha direta e objetiva. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoro os livros da Agatha e fiquei muito curiosa para ler essa obra depois da resenha mas, infelizmente, não vai ser dessa vez que lerei pois o dinheiro está curto ):

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, sua linda, tudo bem
    Eu sou super suspeita para falar, pois cresci lendo os livros da minha Diva Agatha Christie. Já perdi a conta de quantos livros já li e reli. Dos três que citou, O Mistério Sittaford é um dos mais famosos dela, não sei se sabia desse detalhe. E vou dizer que é um dos que eu mais gosto também. Se bem, que a minha lista dos que mais gosto é grande, risos.... Mesmo assim, qualquer livro dela é excelente, eu recomendo para todo mundo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Você acredita que nunca li nada dessa autora?
    Escuto muita gente falando que ela escreve muito bem. Tenho curiosidade em ler os livros dela.
    Adorei a história desse livro e vou anotar a dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.