Minha Opinião: A playlist de Hayden

22 de junho de 2015
A playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 288

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Minha Opinião: Este livro me deixou curiosa logo de cara, depois de ver sua linda capa e o título ser um tanto sugestivo. Adoro música e tenho várias playlists, uma para cada momento e situação da vida. Pensei que seria  “A” leitura, mas infelizmente não foi tão assim.

Encontramos a história de Sam Goldsmith, melhor amigo de Hayden, alias único - talvez, vendo que ambos não são aquelas pessoas tão sociáveis.

Mas Sam encontrou seu amigo morto no dia seguinte de uma balada que os dois foram. Ele se sente culpado, não consegue entender por qual motivo seu amigo cometeu o suicídio e acaba encontrando uma playlist, feita por Hayden, onde ele explica que com ela seu amigo vai entender tudo.

A vida de Hayden nunca foi flores, tampouco rosas. Mesmo sendo um menino de família rica, bem estruturada e com tudo que precisava, percebia que não era tão bem vindo ali. Seu próprio irmão sempre aprontava com ele diante dos amigos da escola.

Sam acaba ouvindo as músicas selecionadas aos poucos, em momentos distintos, mesmo quando nem está esperando, acaba relembrando o passado, as situações que viveu com seu amigo.

Ele ainda tem coisas para viver e descobrir sobre seu amigo, alguns segredos que nem sonhava que ele tinha. Acaba conhecendo uma amiga, que nem se quer sabia que Hayden tinha, e os dois acabam cada vez mais próximo.

Em cada capítulo, encontramos o título de uma música, que inclusive está na lista feita por Hayden, uma sacada bem legal por sinal, e acabei ouvindo as músicas durante a leitura.

A história é carregada de assuntos encontrados na adolescência, como  bullying, primeiro amor, exclusão, entre outras coisas.

A escrita da autora é agradável, mas fiquei sentido falta de uma conclusão fechada da história de Hayden, porque ele optou esse fim. Sei que ficou meio nas entrelinhas, mas imaginava algo mais palpável.

Uma leitura boa, sem muitas emoções e expectativas. Trabalho gráfico no padrão da editora, fonte boa para leitura, não encontrei nenhum errinho.


13 comentários

  1. Oi,miga!
    Olha eu aqui..hahaha.. Tinha que vir comentar sobre esse livro. Eu também esperava bem mais do livro e achei que o suicídio de Hayden ficou em segundo plano apesar da história ser baseada em sua atitude. Mas a autora deixou um pouco de lado a questão psíquica que envolveu tal atitude. Sam é meio bocó e chato por muitas vezes. Não é um livro "MegaPowerUltra" fantástico, mas vale a pena ser lido de qualquer maneira.
    Bj grande!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu li esse livro recentemente e não curti muito, a história ficou superficial e uma cópia de outros livros existente, além de chato, sério... foi uma leitura que beirou ao irritante. :(

    ResponderExcluir
  3. Ei Mari,
    Tb li A Playlist de Hayden, e o q me incomodou foi que a playlist mesmo em si vira pano de fundo da história, quase nem aparece relacionada a tudo que aconteceu!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Mari a capa também chamou minha atenção, mas foi após ler os dez primeiros capítulos que a NC enviou que fiquei curiosa, mas demorou tanto para chegar o livro aqui em casa que acabei ficando sem tempo para ler o mesmo nesses últimos meses. Mas pretendo em breve tirar minhas conclusões.
    Estou com medo de não gostar do final do livro, todas as resenhas que li dizem que ficou meio em aberto
    =( espero aproveitar ao máximo essa leitura.

    Foi ótimo saber sua opinião sobre o mesmo!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!!! <3

    Quando vi a capa e li a sinopse também ache que iria amar a leitura, e assim como no seu caso, não foi bem assim.
    Tanto que quando recebi o livro completo acabei deixando de lado para um outro momento.
    Gostei mesmo foram das musicas! A maioria de grupos e cantores que gosto muito e que eu ouvia com frequência na adolescência.
    Um dia eu termino ele! hehehehe

    Beijokinhas da Giii

    ResponderExcluir
  6. Olaaa
    Adorei a sua resenha e estou louca para ler o livro pois amo temas fortes assim, e li tantas resenhas elogiando hahha muito bom enredo e capa, espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  7. Oie, Mari!
    Eu ainda não li o livro. Estava até ansiosa, mas estou lendo tantas resenhas dizendo que o final ficou meio incompleto, que a obra pode decepcionar os mais exigentes, que sinceramente acho que nem vou mais me aventurar na leitura.
    Ainda assim, gostei de sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não li muitas coisas sobre a história, pois nos últimos livros da editora que li resenha acabei perdendo um pouco a vontade de ler, pois os comentários não foram tão positivos. E gostei bastante de ter citações de músicas, pois amo playlist nos livros. Vi também o pessoal falando do final, que não curtiu. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá... que pena que o livro não te agradou tanto... eu não vejo a hora de finalizar a minha leitura, mas acho que vai demorar um pouco... ou passarei para a minha resenhista, ainda não sei... sua resenha foi super sincera e gostei muito do que li aqui... bom vamos ver se consigo ler ou passo pra frente... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Também achei que o final merecia ser mais bem trabalhado. Eu achei o livro interessante, mas confesso que esperava mais da história. Gostei do Hayden e senti muito pelo que aconteceu com ele. Apesar disso, é um livro de leitura rápida.
    beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bem?

    Confesso que não me sinto atraída pela história. Vejo pessoas falando muito bem, outros dizendo que o livro é mais ou menos. Por mais que a leitura seja rápida e que fale sobre todas essas questões de adolescência, não me chama a atenção.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem?
    Todo mundo critica o final desse livro, rs, medo! Eu estou com ele para ler, e já li os primeiros capítulos, na amostra da NC, e concordo sobre a leitura ser gostosa. A autora conseguiu me prender a atenção. Mas tenho receio desse final
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Eu estou bem curiosa para ler este livro depois de tanta divulgação que ele teve. Gosto de livros intensos e emocionantes então acho que vou gostar dele.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.