Minha Opinião: Entre Quatro Poderes

6 de abril de 2015
Entre Quatro Poderes
Autor: Grupo Sic
Editora:  Novo Século
Número de Páginas: 248

Sinopse: O prefeito de Suares, uma pequena cidade do estado de São Paulo, passa por um momento crítico. Com a Polícia Federal em sua cola e sua vida pessoal desmoronando, o império construído com sangue e mentiras está prestes a ruir. Churrasco, envolto pelas sombras da vida pública, descobriu da pior forma possível que a caminhada de um político pode ser solitária e que cada decisão tem um preço. Só resta saber o quanto ele está disposto a pagar. No final das contas, todos conhecem a vida do homem público, mas sempre existe a história por trás da história.

Minha Opinião:


Sempre gosto de sair da minha zona de conforto durante as leituras. Aqui foi exatamente o que fiz. Depois de ler algumas resenhas da obra nacional, decidi que precisava ler e tirar minhas próprias conclusões. Resultado: livro lido em algumas horas de um final de semana.

A história começa com o desfecho, de trás pra frente, onde o Prefeito de uma cidadezinha no interior de São Paulo acaba em uma situação complicada. Depois de anos na política, muitas coisas que a equipe dele fez é desvendada.

Depois desse início pra lá de angustiante, a história volta alguns anos, para atualizar o leitor dos fatos. Conhecemos então a história de Pimenta, o prefeito antigo da cidade e que, de certa forma, ainda comandava as decisões atuais. Ele é um político que nos transmite certo repúdio. Diversas vezes, durante a leitura, ficava pensando como existem muitos desses na vida real.

Prestes a ter uma eleição repleta de acusações e percebendo que ele poderá perder a Prefeitura da cidade, tem início as armações envolvendo seu principal concorrente, Zé Ribeiro, é ele que tem a maior parte dos votos da população, principalmente dos menos favorecidos. Como ele é o risco maior para Pimenta, um plano acaba sendo articulado, onde de imediato a culpa cairia nele, mas talvez seria óbvio demais e, dessa forma, as investigações vão para outro caminho.

Acompanho bem pouco a parte política do nosso país, mas sempre que posso, pesquiso mais a fundo algumas declarações que vejo em revistas e jornais. Aqui tive aquela sensação de realidade em certos momentos, mas que não seria interessante colocá-las aqui.

O livro foi escrito por quatro jovens jornalistas que, por sinal, conseguiram mostrar uma história fictícia, mas com elementos um tanto próximos à realidade, não deixando ser uma leitura arrastada ou cansativa, como poderíamos imaginar à primeira vista.

Um livro que nos ensina muito sobre política, sobre ter uma visão mais profunda do assunto, um ângulo novo. Enfim, mais uma vez fui surpreendida pelo talento nacional e espero ler outros livros desses jovens, pois foi uma ótima experiência.

O trabalho da editora é impecável, a capa de acordo com o tema central da história, diagramação simples e boa para leitura, onde cada início de capítulo conta com frases marcantes.


Indico o livro para leitores que realmente querem sair da zona de conforto, e buscam encontrar algo novo.


7 comentários

  1. Oi, Mari!
    Ainda não li Entre Quatro Poderes, mas pelo que vi na sua resenha, é um livro que merece ser lido. A nossa população de uns tempos para cá, está mais envolvida e buscando saber mais sobre política. Acho que este livro, pode nos ajudar a refletir, a partir dos personagens, sobre o que está acontecendo a nossa volta.
    Gostei de saber que os autores são jornalistas, com certeza eles tem embasamento para escrever um livro assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Mari!!!

    E a primeira vez que leio algo desse livro e parece ser sem dúvidas uma leitura que te tira da sua zona de conforto e te faz pensar no cenário atual da política brasileira através desses personagens fictícios. E sempre bom saber que nossos nacionais estão sempre surpreendendo a galera com coisas boas.
    Amei sua resenha e vou pôr na lista para uma futura leitura.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu adoro livros que envolvem politica e um pouco de suspense, o Entre quatro poder parece sair um pouco da minha zona de conforto, mas acredito que iria ser uma leitura agradavel.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei muito da sua resenha ♥
    Mas o livro não me atraiu. Sei lá, politica não é muito meu ponto forte em leituras e é difícil um livro com esse tema me atrair!

    Beeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro não me atrai muito e a sinopse também não é tão atraente.
    Mas sua resenha me deixou super curiosa. Adorei.
    Foi para minha lista de futuras leituras.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante, gosto de leituras assim e também gostei dessa capa...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro em outro blog, mas não me interessei bastante.
    A história não me cativou, mas a sua resenha está ótima.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.