Minha Opinião: Se eu ficar

10 de setembro de 2014
Se eu ficar
224
Editora Novo Conceito

Sinopse: 

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Minha Opinião:

Quando recebi o livro, ele logo me chamou atenção. Mas como de costume, deixo um pouco de lado os livros que me pegam logo de cara, pois sei que acabo criando expectativas demais e tem grandes chances de ser uma grande desilusão literária.

Mas quando ouvi dizer que seria lançado o filme aqui no Brasil e comecei a ler algumas opiniões, resolvi que leria logo de uma vez. Foi exatamente isso que aconteceu; algumas horas depois e o livro já tinha sido – literalmente – devorado por mim.

Encontramos uma carga de emoção pra lá de forte, que pelo menos eu não estou tão acostumada. Logo nas primeiras páginas já fui às lágrimas, não somente pela situação em si, mas pelo ponto de vista da protagonista.

O livro nos traz a história de Mia, uma garota estranha, de acordo com os colegas da escola, mas que tem uma vida feliz, com seus pais e seu pequeno irmão, Teddy.

Ela foge um pouco das adolescentes comuns que encontramos em diversas histórias, principalmente por gostar de música clássica, tocar violoncelo que, inclusive, é totalmente diferente do gosto musical de sua família, que são fãs de Rock. Mesmo assim ela tem apoio de sua família.

Sua única amiga é Kim, que como ela, também é rotulada como estranha pelos outros. As duas, no início, tiveram uma convivência pra lá de complicada, mas após uma briga feia, descobriram que poderia ser grandes amigas, e foi o que aconteceu.

Depois conhecemos Adam, o namorado de Mia, um guitarrista de uma Banda de Rock, que se encanta pelo amor que Mia tem pela música. Mesmo sendo um estilo tão diferente do seu, o que une os dois é exatamente a música, mas não se tornam aqueles namorados grudentos, cada um no seu estilo e no seu espaço.

Mas logo no início acontece algo que irá mudar a vida de Mia: um grave acidente acaba levando a alegria da família.

Agora ela ainda tem na UTI uma importante decisão: lutar ou se deixar levar de vez, diante de todo o sofrimento que terá daqui para frente, mesmo com sua amiga, seu namorado e alguns parentes sabe o quão será sofrida sua vida.

Não é uma decisão simples. Ela está repleta de dúvidas e incertezas, por tudo que poderá viver daqui pra frente.
 
Realmente foi um livro que mexeu comigo, mal consegui escrever a resenha como gostaria. A continuação está prevista para Outubro, também pela Editora Novo Conceito.

O trabalho gráfico é ótimo, cada página com detalhes de cifras musicais, realmente um toque de delicadeza; capa misteriosa e bela, que nos leva à imaginação da história em si; diagramação perfeita para a leitura. Mais uma vez a editora caprichou.


15 comentários

  1. Mari, também super curti esse livro. A história é bem tocante! Espero que o filme seja tão bom quanto :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Estou cada vez mais curiosa para ler este livro, parece ser muito bom e emocionante.
    Pretendo ir ao cinema assistir ao filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, este livro com certeza eu lerei, até porque estará na minha estante em breve. gostei da sua resenha.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este livro é sensacional, muito livro, apaixonante! sua resenha está muito bem feita, parabens!! e vamos ter resenha do filme?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari!

    Muito legal sua resenha. Estou vendo falar muito deste livro, mas ainda não sei se vou ler, pois já vi outras opiniões e nem sempre são boas rs.


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Mari lindona esse livro entrou para minha lista de favoritos , pura emoção a flor da pele nos mostra a importância de momentos simples e motivos para Mia ficar. Lindo e emocionate . beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem?
    Quando vi o lançamento desse livro e i a sinopse, na mesma hora o desejei. O desejei tanto, tanto, que por muita sorte, o ganhei em um sorteio!!!!!!
    O livro por dentro é lindo mesmo. Já li algumas opiniões divergentes, pessoas que tiveram tantas expectativas que se decepcionaram um pouco. mas acho que vou amar essa história como você.
    Sua resenha está linda, super sensível, não tem como não querer ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, eu estou hiper,ultra,mega ansiosa para ler esse livro e apesar de alguns leitores não terem gostado eu sei que irei adorar...

    Adorei sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Recentemente li 'Se eu ficar', mas infelizmente o livro não mexeu comigo como aconteceu com você. Comecei a leitura com aquela sensação de 'VAI SER O LIVRO DA MINHA VIDA', e infelizmente não foi assim =/ Mas fico feliz que você tenha gostado ^^

    Beijinhos, Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Já li várias resenhas sobre este livro e ele já está na minha listinha de compras. Louca para ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bem?
    Acabei de ler em outro blog literário uma leitora que se decepcionou com o livro que estava lendo. Realmente que muito ruim criar expectativas, mas pelo que li na sua ótima resenha você gostou muito.
    Ah, uma coisa é certa. Pela capa do livro já dar para percebe que vai ter muito buaaaaa rs .
    adorei sua resenha, ficou bacana. Você colocou bem seus pontos de vista.
    Beijo grande,

    Veja a última novidade do blog e me diga sua opinião!

    Maah Music - Você já conhece Dengaz? .


    ResponderExcluir
  12. Oi Flor! Assim como mexeu com vc, foi uma leitura que mexeu comigo também! Adorei, ainda quero assistir o filme, acredito que deve ser muito emocionante mesmo! Se for como o livro, vou chorar novamente! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, tudo bem?

    Bom, você já sabe o que achei do livro né? Pra mim foi fraquinho. Vamos aguardar a continuação!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiee, tudo bem?
    Estou na dúvida se leio o livro ou não, li algumas resenhas positivas e algumas negativas...Talvez eu assista o filme primeiro hahaha
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari.
    Ao contrário de você, o livro não mexeu tanto comigo, apesar de todo drama da Mia, eu não consegui criar um elo com ela, e isso atrapalhou minha leitura.
    Já Adam e Kim me conquistaram completamente.
    Quero assistir o filme, espero encontrar nele mais emoção.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.