Resenha Ordem e Progresso + Sorteio

28 de março de 2012
 Boa tarde amigos leitores, hoje o post vai ser uma resenha do livro Ordem e Progresso, e vai ter um sorteio de um exemplar do livro.



Ordem e Progresso
P.P.F Simoes
ISBN :9788576794899
Ano: 2011
Total de Páginas: 317
Editora: Novo Século (Novos Talentos)

Sinopse
Samantha Albuquerque com veemente esforço conquista o sonhado diploma de pós-graduação e finalmente surge a oportunidade tão esperada para trabalhar em sua área, assim que é contratada a ingressar no IMCSP (Imigrantes da cidade de São Paulo). Não obstante, todos os países do mundo começam a sofrer fenômenos naturais e sobrenaturais causando um grande alvoroço na mídia escrita e virtual, nas conversas pelos corredores das multinacionais e nos bares de esquina. Com exceção ao único país que parece ser isento desta estapafúrdia, sendo a nossa pátria amada. E sem se dar conta, seja a própria personagem ou o governo brasileiro, Samantha terá que se virar sozinha numa repartição pública sem nenhum recurso, esbarrando na burocracia constantemente, ficando impotente em ajudar os novos imigrantes que em nosso país não cessam de chegar, que atravessam as fronteiras com um único motivo: a sobrevivência.

Resenha do livro
Logo quando vi esse livro em um blog de uma amiga fiquei pensando como será a história desse livro, pelo título e pela capa já podemos imaginar o assunto principal algo que se passa no Brasil, agora que rumo teria isso eu não conseguia imagina, somente depois que li a sinopse que conseguir perfeitamente entender o que seria.
Tenho que confessa que comecei a ler o livro sem muitas expectativas, logo no começo o autor faz uma descrição de uma cena em que imigrantes dos Países vizinhos ao Brasil estão tentando entrar pela fronteira, fugindo de enchentes e desastres que aconteceram em seus Países, tentando assim encontrar um refúgio.
Eu já ouvi diversas vezes pessoas dizendo que Deus é Brasileiro por isso não acontece desastres maiores aqui, é isso que entendi nas primeiras páginas as pessoas estavam vindo pra tentar se salvar na Terra de Deus.
Depois conhecemos a jovem Samantha Albuquerque, que morava em Guaianazes (zona leste da capital Paulista) que acaba de pegar seu diploma de pós graduação, tem um namorado de classe alta. Ela é convidada pra trabalhar no IMCSP (Imigrantes da Cidade de São Paulo).
Samantha imagina que trabalhar nesse órgão público será como trabalhar em uma empresa privada (isso é meu ponto de vista), chega a seu novo local de trabalho e aqui tendo um choque de realidade, onde o escritório em si falta diversas coisas, inclusive pra necessidades básicas e acaba descobrindo que para solicitar esses itens, tem uma longa burocracia. Ela ao ver alguns imigrantes na rua colocar todos dentro do edifício para começar a fazer fichas de cadastro, para arrumar alguma moradia.
O livro nos passa a realidade brasileira, onde algumas pessoas conseguem cargos no poder publico sem ao menos prestar concurso público, a falta de itens e suas burocracias de solicita – los, edifícios públicos abandonados, famílias e mais famílias sem ter onde mora. Eu já trabalhei no setor público e posso dizer que algumas coisas desse livro são bem realistas, como a burocracia de solicitar material de escritório e algumas pessoas que não estão nem ai para o cidadão.
Como a minha amiga Zilda Mara disse no blog Cachola Literária: “Ordem e Progresso é um tapa na cara do leitor”.
Gostei bastante do livro, e agradeço ao autor pela oportunidade de ler essa obra, que por diversas vezes me deixou com raiva, outras vezes pensei que estava na realidade do dia a dia.


a Rafflecopter giveaway


Observação importante: O livro será enviado pelo o autor do livro.


Espero que gostem e participem dessa promoção.

Mari ♥

22 comentários

  1. Oi Mari!
    O livro parece ser bom, gosto de leituras que dão esse tapa na nossa cara e nos colocam pra pensar.
    Caramba, passo todo santo dia de trem por Guaianazes! Hehe
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi,amiga!
    Fico muito feliz quando alguém lê um livro por indicação minha ou por ter lido alguma resenha na Cachola.Ordem e Progresso é um livro especial!Recomendo a todos!
    Adorei a resenha e fico muito feliz que tenha gostado também.Ppf Simões é brilhante!
    Gosto da maneira como você escreve..ah..já lhe disse isso,né?!rsss
    Obrigada pela referência..bjs da sua amiga que te adora!!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? :) Estou passando aqui pra dizer que seu blog é super interessante e eu amei. Estou seguindo já. E se não for muito incômodo, poderia passar no meu? Saiba que estou te esperando lá. Beijos e sucessos !!!!

    http://blogclubeteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto esse livro e por tanto não fui com a cara dele... Mas depois de sua resenha eu me interessei muito e já estou participando da promo.
    Parabéns Mariii pela resenha.
    Amei
    Brubs-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. gostei da sua dica, sempre bom leituras que fazem a gente pensar ^^



    Beijones de Natty, me visita =D
    É meu e ninguem tasca
    @nattypyn

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler Ordem e Progresso! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler Ordem e Progresso! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Mari,

    Não conhecia o livro e fiquei muito curioso, gostaria muito de ler, sem falar na capa que é shoe, parabéns pela resenha.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo: Que capa fantástica! *-*
    Ainda não conhecia o livro, mas por sua resenha, e pelas resenhas que li no skoob, depois de adicioná-lo a minha estante, o livro deve ser fantástico.
    Fiquei cheia de vontade de ler o livro. Irei participar do sorteio, e estarei torcendo para ganhar! :)

    Beijos, Mari!

    ResponderExcluir
  10. Então, eu sempre fico me perguntando se este livro é bom ou não, o problema é que sou facilmente convencida por uma capa bem feita e eu definitivamente não gosto desta capa, mas depois de ler a sua resenha estou começando a achar que ela pode ter tudo a ver com o contexto....

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha... Espero ganhar a promoção para poder ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  12. Tem um tempo já que eu me pergunto se eu devo ser esse livro ou não. Fiquei sabendo desse livro porque eu ganhei um marcador dele e fui pesquisar mais algumas coisas sobre ele e fiquei meio: será que eu leio?
    Mas realmente parece ser um tapa na cara, já que mostra a realidade tão crua assim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Gostei da dica, amo ler e esse parece ser bom. É bom livros trazerem reflexão;

    Adorei aqui.Seguindo.
    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!
    O livro parece ser uma "tapa na cara" mesmo. Eu acho que eu ia ficar com raiva da burocracia...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. O tema é muitíssimo interessante :D tava sentindo falta de livros bem assim, brasileirinhos ^^ beijão

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari, o livro parece ser muito bom, mas não sei por que não consigo gostar tanto dele para ler.
    E não sei por que!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari
    a primeira vez que vi a capa, nem me liguei na sinopse, mas pela resenha vejo que eu irei gostar da história, ainda mais por ser um livro que passa uma mensagem sobre o nossa atual situação no Brasil.
    Participando!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Muito legal contarem uma história com fundo tendo o nosso país. A capa eu achei interessante que tem realmente a ver com o que o livro passa. Muitos países estão de olho no Brasil como um país acolhedor de pessoas estrangeiras que não querem mais viver em seu país de origem com meod de novos desastres da natureza! Genial, abrc!

    ResponderExcluir
  19. Me apaixonei pela capa! A história deve ser muito boa, adoro ler sobre a realidade brasileira! Cultura nacional é sempre bom!

    ResponderExcluir
  20. Gosto de livros que dão um "sacode" no leitor, de vez em quando é bom sair do mundo da ficção e mergulhar de cabeça em um livro que retrata uma realidade por mais dura que seja. A propósito, adorei a capa do livro.

    ResponderExcluir
  21. Nossa que resenha fantástica! Quero muito ler o livro. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Uma dose de relaidade sempre faz bem e livro retrata exatamente isso...
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.